terça-feira, 26 de novembro de 2013

Pensadores - 1ª Conferência Imagem e Imaginários

Michel Maffesoli, Professor da Universidade Sorbonne – Paris Descartes e um dos principais discípulos de Gilbert Durand, participa da 1ª Conferência Imagem e Imaginários com um exclusivo e emocionante depoimento sobre a vida e a obra de seu mestre, Gilbert Durand.


[...] ao mesmo tempo em que Durand criticava o racionalismo estreito próprio do século XIX, ele ressaltava a importância do não racional, que tem sua racionalidade própria: “compreender o real a partir do irreal”. Aliás, talvez seja essa a característica essencial do imaginário de Durand, que consiste em apreender, a partir das imagens, a “razão interna” que anima os modos de ser e pensar dos homens [...].


Trecho do depoimento de Michel Maffesoli sobre Gilbert Durand para o Gim.


Maffesoli, considerado um dos fundadores da Sociologia Compreensiva, é professor na Université Paris Descartes – Sorbonne onde coordena o Centro de Estudo sobre o cotidiano, CEAQ (Centre d’Etude sur l’Actuel et le Quotidien). Suas importantes reflexões sobre as sociedades contemporâneas, a partir das noções de imaginário, cotidiano, banalidade, tribalismo, empatia, entre inúmeras outras, são incansavelmente discutidas em várias obras, muitas delas traduzidas no Brasil, como: A conquista do presente, O tempo das tribos, O conhecimento comum, No fundo das aparências, A transfiguração do político e o Tempo Retorna.



Nenhum comentário:

Postar um comentário